Indicação de Livros

zenoneLIVRO: MARKETING FUTEBOL CLUBE
AUTOR: LUIZ CLAUDIO ZENONE
EDITORA: ATLAS
O livro aborda o papel do marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, que é tratado durante o desenvolvimento dos capítulos como “Mercado da Bola”, bem como apresenta de que forma se pode utilizar o próprio futebol como ferramenta mercadológica para empresas de diversos segmentos.

Estes são alguns dos temas desenvolvidos ao longo desta obra que foi organizada em seis capítulos. O Capítulo 1 apresenta os desafios do marketing no futebol e o potencial de negócios para o mercado da bola. No capítulo seguinte, o foco é a contribuição do futebol para o ambiente de negócios das empresas.

Os Capítulos 3, 4 e 5 tratam dos caminhos necessários para a profissionalização dos clubes de futebol, da visão ampliada do marketing e o composto de marketing aplicado no mercado da bola. No último capítulo, a ideia de matriz conceitual incorpora todos os conceitos apresentados, buscando uma diretriz estratégica que oriente as decisões de todos os envolvidos.

Este livro atende à necessidade de informação de diversos públicos, sejam empresários, gestores e dirigentes, entre outros profissionais tanto diretamente relacionados ao futebol como indiretamente interessados neste mercado. A linguagem utilizada é simples, e possibilita ser adequado tanto para a área acadêmica em cursos de Administração, Gestão, Marketing, entre outros, como também para os diversos profissionais interessados no tema.

A bola não entra por acaso.
Autor: Ferran Soriano
O que será que o futebol tem a ensinar sobre gestão?
Muito mais do que sobre futebol, este é um livro sobre gestão. Ele fala sobre como transformar empresas de qualquer segmento, mudar carreiras e dar novo objetivo a cada pessoa que deseja ser um profissional de sucesso. Se você quer entender a lógica oculta nas decisões empresariais ou está à procura de novas ideias para seu trabalho, encontrará aqui o que não se divulga na imprensa esportiva e econômica.Com sua experiência e conhecimento, Ferran Soriano, vice-presidente do Barcelona entre 2003 e 2008, fez do clube – que estava à beira da falência – um modelo de gestão de sucesso: coordenou a transformação estruturada que tornou o Barcelona um dos mais bem-sucedidos e modernos clubes da Europa.A bola não entra por acaso é uma reflexão honesta e serena, que fascinará tanto os que amam futebol como os que se dedicam ao mundo empresarial.

 

Livro - Marketing Esportivo

Marketing Esportivo

Autor:Melissa Johnson Morgan; Jane Summers

O livro apresenta uma abordagem inovadora para o estudo de marketing em um contexto de esportes. Trata o marketing esportivo sob uma perspectiva estratégica e explora tanto o marketing esportivo como o marketing usando o esporte. A obra também inclui comentários e aspectos sociais do esporte que são muito importantes para aqueles que tratam com entidades públicas e fundações.

– A Parte 1, “Introdução ao marketing esportivo”, apresenta aos alunos uma ampla perspectiva estratégica sobre o marketing esportivo.

– A Parte 2, “O ambiente esportivo”, mostra um estudo sobre o papel do esporte na sociedade, uma discussão dirigida sobre as questões individuais relacionadas ao consumidor que precisam ser consideradas no marketing esportivo, uma análise dos ambientes de marketing esportivo e uma explicação de como entender e coletar informações a respeito deles.

– A Parte 3, “Marketing esportivo”, expõe uma análise dos quatros Ps em relação ao marketing esportivo estratégico.

– A Parte 4, “O marketing usando o esporte”, estuda o uso do esporte como ferramenta de marketing estratégico em organizações não-esportivas e a subsequente alavancagem do esporte na estratégia geral de marketing. A última parte, “Questões contemporâneas”, analisa as questões contemporâneas e globais do marketing esportivo antes de concluir com uma previsão do futuro do esporte e do marketing esportivo.

LT (04/07)

 

GESTÃO AMBIENTAL: Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Autor(a): Reinaldo Dias

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, comércio internacional, mudança climática global e o Protocolo de Kyoto, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.

Além disso, trata de questões vinculadas e que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.

A obra apresenta estudo de caso elucidativo da relação entre a cidadania ambiental emergente e as empresas, discutindo os efeitos da ampliação do debate ecológico na tomada de posição das pessoas e as organizações não governamentais. O livro utiliza exemplos recentes de problemas ambientais, contextualizando-os em cada capítulo com os conceitos apresentados.

LT (25/06)

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ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE

Autor(a):
Sandra R. Turchi

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

O universo digital tem trazido profundas transformações para o mundo dos negócios, do entretenimento, da comunicação e dos relacionamentos. Algumas das principais alterações foram o crescimento da participação das pessoas, a agilidade de interação, a ampliação do poder de barganha dos consumidores e a mudança nas relações com as organizações.

A velocidade dessas inovações se deve aos avanços tecnológicos, à drástica redução de custos de hardware e software, ao fenômeno da cloud computing, à popularização do acesso à banda larga, à globalização e à convergência digital obrigando os profissionais a se adaptarem a esse novo mundo de forma urgente.

Este livro apresenta, de forma objetiva e acessível, uma visão abrangente sobre as diversas Estratégias de Marketing digital e e-commerce, através da exposição de artigos, pesquisas e casos, tanto de grandes empresas multinacionais, como de Médias e Pequenas empresas nacionais, somados à experiência da autora junto ao mundo digital, seja através do desenvolvimento de projetos ou ministrando cursos e palestras em inúmeros eventos.

LT  (17/06)

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FUNDAMENTOS DE MARKETING: Suporte às Estratégias de Negócios das Empresas. Inclui Gestão da Comunicação Integrada de Marketing

Autor(a):
Duda Pinheiro e José Gullo

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

Este livro foi escrito para as pessoas que querem conhecer os fundamentos de marketing, aplicados a produtos (bens e serviços) e aos mercados consumidor (B2C) e empresarial (B2B) e que dão suporte às estratégias de negócios das empresas.

Em particular, enfatiza a visão e as principais condutas que as diversas áreas de uma empresa adotam para ter sucesso na gestão de suas marcas de produtos, mercados e negócios. Possui também 6 capítulos (na 2ª parte do livro) que descrevem como é realizada a gestão da comunicação integrada de marketing na prática.

Ideal para aqueles que desejam implementar uma gestão de marketing orientada por uma visão global do ambiente de mercado e de negócios da empresa, pela recustomização do cenário mundial, pela preocupação com responsabilidade socioambiental, bem como definir os investimentos em marketing e a taxa de retorno que irão propiciar para garantir a sobrevivência perene e a sustentabilidade de suas empresas.

A aplicação dos fundamentos de marketing possibilita à empresa tomar decisões com maior chance de sucesso, independentemente de seu porte, do produto que comercializa e do tipo de mercado em que atua.

Muito bom, vale apena tirar um tempinho e ler!

LT  (09/06)

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GESTÃO SOCIOMABIENTAL: RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

Autores:  Lilian Aligleri, Luiz Antonio Aligleri e Isak Kruglianskas

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

Expectativas ampliadas e maior volume de informações disponibilizado aos consumidores e à sociedade em geral representam novos desafios para as empresas. O incremento da competitividade requer harmonizar baixo custo, alto padrão de qualidade e atendimento às demandas sociais e ambientais.

Nessa economia, altamente dinâmica, as empresas buscam posturas socialmente corretas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. Profissionais competentes precisam atualizar-se neste novo paradigma que utiliza modelos organizacionais inovadores e práticas de gestão que integram os interesses da sociedade com os da empresa.

Este livro propõe e discute conceitos e instrumentos aplicáveis à gestão socioambiental em diferentes tipos de negócio, áreas organizacionais e níveis decisórios. Escrito com linguagem simples e didática, utiliza literatura nacional e internacional, complementada com exemplos reais de empresas. Os capítulos permitem ao leitor movimentar-se entre conceitos, casos, dados de pesquisa, questões para discussão e acessos à internet.

Aproveite e faça uma excelente leitura! Afinal, a mente que se abre para o aprendizado, jamais voltará ao seu tamanho original!

Luana Trentin (31.05)

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MARKETING DE RELACIONAMENTO: Tecnologia, Processos e Pessoas.

Autor: Luiz Claudio Zenone

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

As empresas já sabem que a vantagem competitiva será maior para aquelas que atenderem seus clientes de forma mais eficiente e eficaz e responderem de modo mais rápido às mudanças de necessidades e expectativa dos consumidores, criando alternativas inovadoras e diferenciadas para anteciparem-se a elas, ou seja, ter o foco no cliente.

Entretanto, muitas empresas ainda não têm a exata consciência da necessidade em investimentos em tecnologia e das mudanças em suas estruturas, processos e na competência profissional necessárias para trabalhar com o foco no cliente.

Um ponto fundamental é que as empresas devem pensar na estratégia global de atendimento. Para isso, é necessário que todas as informações sobre o mercado, e principalmente dos clientes, estejam consolidadas e disponíveis para todos os envolvidos no processo e, assim desenvolver ações de marketing conjuntas e com estratégias de relacionamento adequadas aos diversos públicos de interesse da empresa.

Não é um processo simples, mas a aplicação das diversas ferramentas voltadas ao atendimento e ao relacionamento com o cliente vem permitindo que as organizações experimentem cada vez mais estratégias de marketing e vendas, com resultados para o negócio bastante significativos. Esse é o enfoque principal desta obra, que apresenta um arcabouço teórico sobre o tema Marketing de Relacionamento, atualizando alguns conceitos e incorporando uma visão mais estratégica e sistêmica do processo de relacionamento com o mercado.

Leitura indispensável! Eu recomendo.

Luana Trentin (27.05)

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ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: Conceitos, Estratégias e Aplicações

Autores: Angela da Rocha, Jorge B. Ferreira e Jorge F. da Silva

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

Grande parte do conhecimento teórico de marketing é oriunda de outros países, particularmente dos Estados Unidos e dos países europeus desenvolvidos. No entanto, já há um corpo substancial de pesquisa desenvolvido no Brasil, não só voltado para teste e validação de conceitos e técnicas estrangeiros, mas também para o desenvolvimento desses conhecimentos.

Este livro se destaca com relação aos demais textos de referência em marketing por abrir um espaço de análise sobre o mercado e os consumidores brasileiros. Para tanto, usa número significativo de exemplos brasileiros e destaca os resultados de estudos e pesquisas realizados por diversos autores brasileiros que estudaram os diferentes temas aqui tratados. Objetivou-se, portanto, proporcionar aos estudiosos de marketing um texto de referência sob a perspectiva brasileira, embora sem descuidar de temas e exemplos de outros países. Além disso, a obra oferece guias práticos para os profissionais de marketing e suporte didático a professores.

Entre os temas emergentes da disciplina de marketing tratados neste livro salientam-se as subáreas relacionadas a responsabilidade social no marketing, marketing verde, marketing para inclusão social, antropologia do consumo, marketing de rede, marketing online e marketing internacional, entre outros. Ao final da obra, oferece-se um roteiro para desenvolvimento de um plano de marketing.

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A [R]EVOLUÇÃO: uma jornada em busca do crescimento profissional pessoal

Autor: Eduardo Tevah

Fugindo um pouco a temática de literatura, quero indicar este livro que é de uma riqueza e conteúdo ímpar. De leitura fácil e rápida, o livro é uma narração da história de um jovem comum com uma história igual a de muita gente.

Emocionante, contemporâneo, inteligente e intrigante. Assim que lendo o livro, defini a literatura.

O autor tem como compromisso, ajudar o leitor com dicas práticas e objetivas de como crescer e se tornar uma pessoa melhor. Todos temos a capacidade de evoluir. Somos dotados de enormes qualidades, predicados, que nos dão a base para que possamos alcançar uma vida repleta de realizações, tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista pessoal. Entretanto, será a partir de nossa capacidade de melhorar a cada dia que passa que surgirá o êxito em nossas vidas.

Leia o livro e descubra do que sua vida precisa: uma EVOLUÇÃO ou uma REVOLUÇÃO.

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Marketing: Conceito, ideias e tendências (1ª Edição)

Autor: Luiz Claudio Zenone

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

Autor já consagrado, com várias obras literárias lança mais um livro que traz de forma      objetiva e de fácil entendimento conceitos, ideias e tendências para a área de marketing. O cenário atual e a complexidade dos mercados exigem competência e conhecimento por parte dos profissionais que atuam com marketing. A visão clássica do marketing baseada em estratégias de produtos e vendas já não é mais sufi ciente e necessita incorporar novas ferramentas com o objetivo de construir marcas fortes e relacionamentos duradouros e que tragam resultados financeiros para as organizações.

Por isso, esta obra tem como objetivo apresentar a relação entre o tradicional e o moderno em termos de conceitos de marketing e as novas plataformas e ferramentas utilizadas na atualidade.

O livro aborda a gestão estratégica de marketing, o desafio que vem do consumidor e a importância do relacionamento com o mercado. O sistema de informação de mercado onde se apresentam a importância da pesquisa no processo de tomada de decisões, as etapas de um planejamento de pesquisa e o marketing através do banco de dados.

Há também diversas abordagens do composto de marketing, entre elas os 4 Ps, 4 As, 4 Cs e 4 Es e suas principais diferenças. Fala sobre as decisões em relação aos canais de distribuição e de comunicação com o mercado. E há um capítulo com um tema muito atual que é o marketing sustentável, responsável e ético.

Adorei o livro. É muito bom! Leitura bem dinâmica e atual.

Leia. Vale muito apena!

abraços, Luana Trentin

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ArquivoExibir.aspxLivro: Marketing e Gestão do Esporte (1ª Edição)

Autor: Ary Jose Rocco Jr.

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

O esporte é, hoje, um dos principais pilares da indústria do entretenimento mundial. Também é um dos grandes expoentes da cultura em nosso país. Ao mesmo tempo em que provoca, em vários momentos, manifestações de paixão e loucura de nosso povo, também movimenta grande soma de recursos financeiros.

No entanto, a falta de profissionalismo com que o esporte é tratado no Brasil, por todos os agentes com ele e nele envolvidos, tem levado um grande número de empresas a subestimar o retorno sobre o investimento em esporte.

O objetivo deste livro é discutir a integração das funções administrativas de uma organização esportiva com a abordagem estratégica na gestão da empresa. O autor demonstra como uma gestão adequada do esporte enquanto negócio traz excelentes possibilidades de retorno econômico e financeiro para todos os seus envolvidos – atletas, treinadores, clubes esportivos, patrocinadores, mídia e outros.

Na obra são apresentadas as características específicas das estratégias empresariais em todos os níveis do negócio esportivo. O assunto torna-se pertinente e atual, principalmente em razão de o Brasil ser a sede, em um futuro próximo bem curto, dos dois maiores eventos do esporte mundial – a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A expectativa dos analistas de mercado, e deste autor, inclusive, é que os eventos citados, aliados ao crescimento econômico do Brasil, provoquem um aumento da necessidade de profissionais aptos a entender o esporte enquanto negócio e, consequentemente, uma maior profissionalização dos negócios relacionados ao esporte no Brasil.

O material aqui apresentado é fruto de mais de uma década destinada à pesquisa do esporte enquanto negócio e suas implicações no seio da sociedade brasileira.

Obra de relevante interesse para profissionais que trabalham com Marketing e Gestão do Esporte, especialmente aqueles profissionais das áreas de Administração e Educação Física que, de alguma forma, sintam a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Marketing e Gestão do Esporte. Leitura complementar para as disciplinas Marketing Esportivo, Gestão do Esporte, Administração do Esporte, Dimensões Econômicas e Administrativas do Esporte em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação Física e Esporte, Administração e Comunicação Social, em especial Jornalismo e Relações Públicas.

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ArquivoExibir.aspxMarketing Ambiental: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios

Autor: Reinaldo Dias

Editora: Atlas (http://www.editoraatlas.com.br)

O Brasil será sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos, e tem condições ambientais únicas, PIB em franco crescimento e instituições que têm ajudado a humanidade a pensar a evolução da economia.  Será muito pertinente e oportuno para o Brasil associar os eventos à sustentabilidade, à responsabilidade socioambiental e ao empenho para preservar seus recursos naturais exuberantes, sua reserva hídrica, a maior do Planeta, sua biodiversidade e a floresta amazônica. É importante que os gestores de marketing esportivo estejam atentos as demandas e tendências dos próximos anos.

Este livro é leitura obrigatória para gestores de marketing. Com uma linguagem muito clara, o autor aborda um tema muito atual que são os problemas globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água). Estes contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ecológica na qual estamos inseridos. Seus sinais mais evidentes para o público são: o aquecimento global, as mudanças climáticas, a intensificação da extinção de espécies, o aumento da poluição do ar, do solo e das águas e a destruição das florestas. Muito da intensificação da pressão sobre o meio ambiente tem suas raízes no aumento substancial do consumo nos últimos 200 anos, e a perspectiva a curto e médio prazo é o seu crescimento contínuo, devido a que muitos países em desenvolvimento (como a China, Índia, Rússia etc.) adotaram o modelo seguido pelos países mais ricos.
A alternativa é uma profunda mudança em toda a sociedade: nos valores sociais, nos padrões de consumo, na adoção de tecnologias verdes, implantação da gestão ambiental em todo processo produtivo etc. Essa perspectiva envolve um papel mais ativo do marketing, de modo que contribua para as mudanças de comportamento e procure satisfazer as necessidades, em termos mais sustentáveis, levando em consideração os aspectos ecológicos.
Esse é um novo papel do marketing, que durante muito tempo foi considerado vilão da intensificação do consumo, seu resgate envolve assumir uma perspectiva sócio-ambiental que o coloque como um instrumento complementar de mudança comportamental, ao lado da lei e da educação, sem desconsiderar seu valioso papel de facilitador das trocas, necessárias, para o atendimento das necessidades dos indivíduos e organizações.

Muito bom o livro e com muitos cases de sucesso que além de ajudar na concepção de ideias, também mostra os resultados.

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7162469SZGestão de Marcas nos Esportes – Teoria e Prática

Editora: Fontoura
Livro de fácil e rápida leitura, aborda um tema muito interessante que a Gestão das Marcas no Esporte. A marca é um ativo de grande valor no mundo dos negócios. Há pouco tempo tornou-se objeto de análise dentro do marketing esportivo. Clubes de futebol em parceria com investidores, criaram suas empresas de administração de marcas e tal fato tornou-se um marco no mundo dos negócios do esporte (“sport business”).
A venda de produtos licenciados com as marcas dos principais clubes do país tem sido um dos maiores filões de negócios no esporte. Estudos e pesquisas recentes têm enfatizado a avaliação da marca do clube, tendo como principal base de cálculo o número de torcedores e o seu perfil sócio- econômico.
No campo da gestão do patrocínio e do merchandising a marca emerge como a principal plataforma de atributos para os produtos, serviços e para as próprias marcas de empresas patrocinadoras e anunciantes.
Na área de eventos esportivos, as marcas são utilizadas para a criação de logotipias e linhas de produtos promocionais. E surgem como agente formador de atributos intangíveis de grande apelo junto ao público, às empresas e à mídia em geral.
As marcas dos clubes, confederações, federações, ligas esportivas e também de eventos apresentam-se como os novos fatores de alavancagem promocional, promovendo sinergias entre o esporte e os negócios. Tal fato abre uma nova perspectiva apara o marketing esportivo em nosso país: de uma ênfase no institucional para uma ênfase no binômio institucional- empresarial.
Vale apena ler este livro. Com certeza no final sua mente estará em borbulhos!
Abraços,
Luana

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